Noiva Caipira

A Noiva Caipira é conhecida em todo o Brasil como uma personagem de uma peça teatral da cultura popular, encenada nas festas juninas que acontecem no mês de junho em todo país. Festa junina que se preze tem casamento caipira. Mas as Noivas Caipiras não estão somente nas peças de teatro, elas também estão presentes na vida real e hoje também existem autenticas Noivas Caipiras no interior do nosso país.O casamento caipira tem origem nas festas que aconteciam na Europa chamadas “Solstício de Verão”, que agradeciam à fertilidade das terras e a abundancia de chuvas. Com o tempo essas festas foram se transformando e ganhando características próprias, vieram com os portugueses para o Brasil e aqui a igreja passou a dar conotações religiosas a essa festa pagã que já estava arraigada na cultura popular, assim a festa começou a ser comemorada no dia de Santo Antonio, um santo considerado como santo casamenteiro e também no dia dedicado a São Pedro.

Fotos Noiva Caipira

Foto Noiva Caipira #1

A festa junina foi agregando conotações das diversas culturas do país, e hoje a festa junina como a conhecemos é uma mistura de todas essas culturas e a encenação do casamento, com o noivo e a noiva caipira casando forçados é representada em todo o país, como uma paródia dos casamentos religiosos que nós conhecemos. Em cada região o casamento caipira é representado com um texto e peculiaridades próprias, e em muitos lugares é conhecido com outros nomes como casamento matuto ou casamento na roça. Na encenação do casamento a Noiva Caipira fica grávida e o noivo não quer casar. O pai da noiva caipira intervém e busca o noivo com uma espingarda e a ajuda do delegado e chama o padre. O padre também não quer realizar o casamento forçado, mas diante da ameaça do pai e do delegado é forçado a celebrar a cerimônia. Os trajes dos noivos são peculiares, o noivo e o pai com um terno remendado e na maioria das vezes chapéu de palha, a noiva caipira, com uma barriga bem pronunciada, um Vestido de Noiva branco de renda (tipo cortina), meias listradas e uma maquiagem bem típica, a mãe da noiva também com trajes caipiras típicos.

Fotos Noiva Caipira

Foto Noiva Caipira #2

A representação é uma comédia e começa tradicionalmente com um cortejo do noivo e da noiva caipira seguidos de todos esses personagens pelas ruas da cidade até chegarem ao local da festa, é uma espécie de convite a todos para que participem da festa. Lá enquanto o padre realiza a cerimônia, o noivo treme e tenta fugir, o pai grita e ameaça com a arma, o delegado ameaça o noivo de prisão, a noiva caipira um pouco está indecisa Noiva em Fuga outro pouco manda o padre apressar o casamento, querendo garantir que ele vai se realizar e chora muito acompanhada sempre por sua mãe, que também chora todo o tempo. Toda essa encenação é acompanhada por um texto muito engraçado e uma linguagem bem peculiar, dando ao casamento caipira um lugar de destaque nas festas caipiras.Logo depois do casamento o noivo e a Noiva Caipira iniciam a festa dançando a quadrilha, no que são acompanhados pelos pais, padrinhos. E logo depois todos os participantes da festa acompanham o noivo e a Noiva Caipira e dançam a quadrilha, em muitas festas até o raiar do dia, jogando o Buque de Noiva.

Fotos Noiva Caipira

Foto Noiva Caipira #3

Saiba mais em: Feira da Noiva e Cabelos de Noivas.

Gostou do artigo sobre Noiva Caipira? Veja mais sobre Noivas aqui!